728 x 90

Terra Plana – Um olhar no passado

Terra Plana – Um olhar no passado

Um olhar no passado nos leva a constatar que por muitos, vários anos diferentes povos de nosso planeta e até em sociedades recentes o modelo adotado era o da terra como centro do universo: com o Sol e a Lua orbitando a Terra (universo geocêntrico ou Geocentrismo, o modelo Cosmológico mais antigo); e muitos povos…

Um olhar no passado nos leva a constatar que por muitos, vários anos diferentes povos de nosso planeta e até em sociedades recentes o modelo adotado era o da terra como centro do universo: com o Sol e a Lua orbitando a Terra (universo geocêntrico ou Geocentrismo, o modelo Cosmológico mais antigo); e muitos povos acreditavam que estes astros orbitavam em ciclos sobre uma “Terra Plana”.

O que os antigos diziam:

– Por volta do século 16 a.C.: A cosmologia antiga da Mesopotâmia e do Egito acredita em uma Terra plana e circular, como um disco, cercada por um oceano cósmico.

– Por volta do século 8 a.C.: O poeta Homero descreve a Terra como um disco plano. O mapa-mundi babilônico segue na ideia da Terra cercada por um oceano cósmico. Na mesma época, a teoria da Terra plana e circular era citada em escritos bíblicos. O mesmo período ainda tem israelitas seguidores desta cosmologia. Na Índia antiga, acreditava-se na Terra como um disco com quatro continentes ao redor de uma montanha.

– Por volta do século 6 a.C.: Filósofos gregos começam a apontar a possibilidade de a Terra ser esférica. Isto mesmo, gregos da Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Há uma disputa de quem teria sido o primeiro. Mas sabe-se que os famosos Pitágoras e Aristóteles já começam a apontar uma Terra circular por causa de observações e cálculos feitos à época. A proposição passou a ser a mais comum, embora alguns filósofos da época ainda falassem em uma Terra plana.

– Por volta do século 1 d.C.: A China acredita em uma Terra plana. Nesta época, já quase nenhum grego questionava a esfericidade da Terra.

– Por volta do século 2 d.C.: A visão esférica é sustentada pelos primeiros cristãos.

A Idade Média

Foto: Wikimedia Commons. Monge Cosmas Indicopleustes indicou uma Terra plana em formato de uma caixa nos seus escritos Topografia Cristiana (foto)

– Século 5 d.C.: O monge Cosmas Indicopleustes, no Egito, escreve um livro chamado Topografia Cristiana em que diz que a Terra não só é plana, como retangular. No mesmo período, o início da Idade Média na Europa deixou a produção intelectual em segundo plano – ainda assim, muitas teses citavam Terra esférica. A partir do século 8, nenhum cosmógrafo ou filósofo famoso na Europa questionou a esfericidade.

– Século 13 d.C.: No Islã, visões mais tradicionais e antigas da Terra plana começam a ser revividas com o declino da Idade de Ouro islâmica.

Tempos modernos

Foto: Suposta Tripulação da Apollo 17/Nasa (a única fonte que você tem é a Nasa?). Esta dizem ser a primeira foto da Terra como nós conhecemos, tirada em 1972 pela tripulação da Apollo 17 rumo à Lua.

– Século 17 d.C.: A China ainda acreditava que a Terra era plana. Somente após a entrada da cultura europeia de astrônomos com os jesuítas a teoria foi modificada.

– Século 19 d.C.: Mito de que a Terra é plana ressurge entre algumas pessoas ainda não dominadas, entre elas o escritor norte-americano Washington Irving, que escreveu um livro sobre Cristóvão Colombo.

– 1972: A primeira imagem completa da Terra tirada do espaço (acima), feita pelos astronautas norte-americanos a “caminho da Lua”, “mostra” formato esférico, como os cálculos e teóricos mostravam.

– Atualmente: Crença na Terra plana é costumeiramente citada por vários grupos de indivíduos e vem crescendo entre “cientistas verdadeiros” de todo o mundo. “

Logo depois, a “ciência” com suas inúmeras teorias, colocaram a terra como uma bola girando super rápido (NASA e astrônomos modernos afirmam que vivemos em uma esfera oblata com 64.000km circunferência no Equador), capaz de segurar a água, as pessoas, tudo mais (mas deixa escapar gases, não “derruba” pássaros e vários outros “mistérios”) com as Teorias da Evolução, Gravidade e Relatividade como principais “respostas” para a pergunta “Quem somos”.

Pense novamente, um Globo, insignificante perante ao tamanho do universo, girando à 1.675 KM/h, girando  também ao redor do Sol além de girar com todo nosso sistema pela Galáxia, vagando… Ufa! Mas, mesmo com tanto “gira, gira” você não sente movimento algum. Nada que pode ser observado, sentido. A maioria das pessoas logo se conforma com a ciência, e teorias como relatividade e gravidade…

Terraplanista
ADMINISTRATOR
PERFIL

Fazer um comentário

Seu email não será publicado. Obrigatório preencher os campos marcados com *

Posts recentes

Video em destaque