728 x 90

Terra Plana – Um olhar no passado

Terra Plana – Um olhar no passado

Um olhar no passado nos leva a constatar que por muitos, vários anos diferentes povos de nosso planeta e até em sociedades recentes o modelo adotado era o da terra como centro do universo: com o Sol e a Lua orbitando a Terra (universo geocêntrico ou Geocentrismo, o modelo Cosmológico mais antigo); e muitos povos…

Um olhar no passado nos leva a constatar que por muitos, vários anos diferentes povos de nosso planeta e até em sociedades recentes o modelo adotado era o da terra como centro do universo: com o Sol e a Lua orbitando a Terra (universo geocêntrico ou Geocentrismo, o modelo Cosmológico mais antigo); e muitos povos acreditavam que estes astros orbitavam em ciclos sobre uma “Terra Plana”.

O que os antigos diziam:

– Por volta do século 16 a.C.: A cosmologia antiga da Mesopotâmia e do Egito acredita em uma Terra plana e circular, como um disco, cercada por um oceano cósmico.

– Por volta do século 8 a.C.: O poeta Homero descreve a Terra como um disco plano. O mapa-mundi babilônico segue na ideia da Terra cercada por um oceano cósmico. Na mesma época, a teoria da Terra plana e circular era citada em escritos bíblicos. O mesmo período ainda tem israelitas seguidores desta cosmologia. Na Índia antiga, acreditava-se na Terra como um disco com quatro continentes ao redor de uma montanha.

– Por volta do século 6 a.C.: Filósofos gregos começam a apontar a possibilidade de a Terra ser esférica. Isto mesmo, gregos da Grécia antiga, mais de 2 mil anos atrás. Há uma disputa de quem teria sido o primeiro. Mas sabe-se que os famosos Pitágoras e Aristóteles já começam a apontar uma Terra circular por causa de observações e cálculos feitos à época. A proposição passou a ser a mais comum, embora alguns filósofos da época ainda falassem em uma Terra plana.

– Por volta do século 1 d.C.: A China acredita em uma Terra plana. Nesta época, já quase nenhum grego questionava a esfericidade da Terra.

– Por volta do século 2 d.C.: A visão esférica é sustentada pelos primeiros cristãos.

A Idade Média

Foto: Wikimedia Commons. Monge Cosmas Indicopleustes indicou uma Terra plana em formato de uma caixa nos seus escritos Topografia Cristiana (foto)

– Século 5 d.C.: O monge Cosmas Indicopleustes, no Egito, escreve um livro chamado Topografia Cristiana em que diz que a Terra não só é plana, como retangular. No mesmo período, o início da Idade Média na Europa deixou a produção intelectual em segundo plano – ainda assim, muitas teses citavam Terra esférica. A partir do século 8, nenhum cosmógrafo ou filósofo famoso na Europa questionou a esfericidade.

– Século 13 d.C.: No Islã, visões mais tradicionais e antigas da Terra plana começam a ser revividas com o declino da Idade de Ouro islâmica.

Tempos modernos

Foto: Suposta Tripulação da Apollo 17/Nasa (a única fonte que você tem é a Nasa?). Esta dizem ser a primeira foto da Terra como nós conhecemos, tirada em 1972 pela tripulação da Apollo 17 rumo à Lua.

– Século 17 d.C.: A China ainda acreditava que a Terra era plana. Somente após a entrada da cultura europeia de astrônomos com os jesuítas a teoria foi modificada.

– Século 19 d.C.: Mito de que a Terra é plana ressurge entre algumas pessoas ainda não dominadas, entre elas o escritor norte-americano Washington Irving, que escreveu um livro sobre Cristóvão Colombo.

– 1972: A primeira imagem completa da Terra tirada do espaço (acima), feita pelos astronautas norte-americanos a “caminho da Lua”, “mostra” formato esférico, como os cálculos e teóricos mostravam.

– Atualmente: Crença na Terra plana é costumeiramente citada por vários grupos de indivíduos e vem crescendo entre “cientistas verdadeiros” de todo o mundo. “

Logo depois, a “ciência” com suas inúmeras teorias, colocaram a terra como uma bola girando super rápido (NASA e astrônomos modernos afirmam que vivemos em uma esfera oblata com 64.000km circunferência no Equador), capaz de segurar a água, as pessoas, tudo mais (mas deixa escapar gases, não “derruba” pássaros e vários outros “mistérios”) com as Teorias da Evolução, Gravidade e Relatividade como principais “respostas” para a pergunta “Quem somos”.

Pense novamente, um Globo, insignificante perante ao tamanho do universo, girando à 1.675 KM/h, girando  também ao redor do Sol além de girar com todo nosso sistema pela Galáxia, vagando… Ufa! Mas, mesmo com tanto “gira, gira” você não sente movimento algum. Nada que pode ser observado, sentido. A maioria das pessoas logo se conforma com a ciência, e teorias como relatividade e gravidade…

6 comments
Terraplanista
ADMINISTRATOR
PERFIL

Fazer um comentário

Seu email não será publicado. Obrigatório preencher os campos marcados com *

6 Comentários

  • Diele
    junho 22, 2021, 1:05 am

    Olá seria possível disponibilizar o link do livro de Jota Martins, em PDF o universo que não te apresentaram, por favor

    REPLY
  • Eliane Santos
    junho 3, 2019, 10:39 pm

    Boa noite tudo bem? Gostaria de saber se vc poderia me indicar literatura para entender este desafio. Grata.: Desafio a TODOS os terraplanistas (incluindo Afonso de Vasconcelos ou Prof. Terra Plana) !!!

    Utilizando as Leis das Órbitas de Kepler e a Lei da Gravitação, podemos prever com precisão absoluta onde estarão os planetas no céu hoje, amanhã, daqui um ano, dez anos, mil anos. Posso inserir as coordenadas previstas no computador de meu telescópio e ele se dirigirá sozinho até o planeta no céu, centralizando o objeto no centro do campo de visão da ocular com precisão.

    Agora façam o mesmo utilizando a "Densidade" que na Terra plana substitui a Gravidade. Postem aqui as coordenadas em Ascensão Reta e Declinação de Júpiter no dia 01/05/2019 às 0h 0m 0s. Assim posso inserir os valores no computador de meu telescópio e ele deverá se dirigir e enquadrar o planeta.

    Abaixo a previsão da posição de Júpiter no céu em 01/05/2019 às 0h 0m 0s utilizando a Física de Kepler e Newton. Vamos testar quem está certo.

    Acabou a teoria, proponho Empirismo puro, quero localizar Júpiter no céu segundo os cálculos planistas, apontar o telescópio para a posição indicada e achar Júpiter.

    Acredito que não irão fugir dessa chance de derrubar definitivamente TODA a Física Newtoniana!

    REPLY
    • Nilson Santos@Eliane Santos
      dezembro 5, 2019, 8:30 pm

      Ué!!?? O desafio não foi aceito?

      REPLY
    • Denivaldo@Eliane Santos
      março 25, 2021, 5:08 am

      Olá Eliane. Eliane, posso tirar umas dúvidas com você? Veja bem, sou completamente leigo no quesito cálculos de gravidades e coordenadas, então não vou nem tentar entrar nesse campo pra não pagar mico. Sempre quis ver o céu com um telescópio igual ao seu, mas nunca tive oportunidade

      As minhas questões são:

      1- quando você vê esses planetas, como júpiter por exemplo, eles são exatamente iguais as imagens da Nasa? Pois imagens da Nasa parecem montagens de alta qualidade.

      2- Se a ciência atual nos explica que nosso sistema solar está em constante movimento espaço adentro(e eu não entendo como eles tem certeza disso, uma vez que somos minúsculos)como vemos as mesmas estrelas e constelações por séculos? Por que não vemos novos astros no céu?

      3- O fato de você conseguir determinar com seus aparelhos as coordenadas exatas de onde os planetas estarão, não prova que estamos em um plano estacionário e os astros é que estão em constante movimento acima de nós? Afinal , as grandes navegações do passado, sem a tecnologia que tem hoje, não conseguiam se orientar apenas pelas estrelas?

      REPLY
    • Gabriel@Eliane Santos
      março 17, 2023, 4:07 pm

      Não é preciso um telescopio para determinar o real formato do planeta, a ciencia descreve como funciona o universo, ou a fisica, e nos aplicamos isso no nosso cotidiano.

      Podemos pegar por exemplo as constelações. Diz o heliocentrismo que estamos rodando em torno do sol, e que ele é imenso, e essa volta demora 365 dias, porem mesmo o planeta do outro lado do sol, eu continuo vendo as mesma constelações todas as noites, as vezes ela pode demorar um pouco mais pra aparecer ou ate antes do previsto, mas sempre estão no ceu acima do continente Sul Americano.

      Aproveitando o assunto sobre movimento em torno do sol, diz tambem que quando estamos no inverso significa que o sol esta distante da terra, mas os paises do hemisferio norte estão no verão, mesmo nao sendo no tropico, e sol estando mais distante. Mas é só dizer que isso é devido a uma inclinação no eixo da terra e pronto todos estao satisfeitos.

      Recentemente saiu uma reportagem de um voo de aviao de Bali – Indonesia com destino a Los Angeles ,esse voo no mapa globo passa diretamente em cima do mar e o alaska fica quase o dobro do caminho para los angeles, mas o aviao fez um pouso de emergencia aonde ???? exatamente no alaska, e no mapa da terra plana o alaska esta localizado exatamente na reta de Bali ate Los Angeles.

      Existem varios detalhes que nos deixamos passar no dia a dia, mas que fazem diferença…

      se quiserem eu cito mais argumentos ….

      REPLY

Posts recentes

Video em destaque